terça-feira, fevereiro 26, 2008

Angeologia

ANGEOLOGIA

O TÉOLOGO MILLARD ERICKSON RELACIONA CINCO BENEFÍCIOS ALCANÇADOS POR QUEM ESTUDA ESTE TEMA.

1-Conforta-nos saber que existem inúmeros seres espirituais poderosos prontos para nos auxiliar (2RS 6:17)

2-A adoração dos anjos nos mostra como devemos adorar a Deus (Ap. 4:8-11)

3-O fato de alguns anjos terem caído nos adverte que devemos vigiar para não cair da fé (1Co 10:12)

4-A realidade dos anjos caídos nos alerta para as maneiras como podemos ser tentados (Mt.4:1-11)

5-Apesar de satanás e seus anjos serem poderosos, conforta-nos saber que são limitados naquilo que podem fazer (Jó 1-2)

O QUE SIGNIFICA A PALAVRA ANJO?

A Palavra Hebraíca usada no Antigo Testamento é MAL´AK, que significa “mensageiro” ou “representante”. Essa palavra aparece no nome do profeta MALAQUIAS, “meu mensageiro”, indicando um mensageiro enviado por Deus do grego “ANGELUS”.

Em ambas as línguas esta palavra pode ser usada tanto para referir-se aos mensageiros celestiais, como aos humanos para fazer tal distinção, Jerônimo, ao traduzir a Bíblia ao latim, utilizou-se do termo “nuntio” para nomiar os mensageiros meramente humanos.

DO HEBRAÍCO: MA´AK, MAL´AKH

DO GREGO: ANGELUS, ANGELOS E AGGELOS.

Todas estas palavras significam mensageiro.

OS ANJOS

1-SUA NATUREZA

(A)-Criaturas- isto é seres criados. Foram feitos do nada pelo poder de Deus. Não conhecemos a época exata de sua criação, porém sabemos que antes que aparecesse o homem, já eles existiam, havia muito tempo, e que a rebelião daqueles sob satanás já se havia registrado, deixando duas classes:- os anjos bons e os anjos maus. Sendo eles criaturas, recusam a adoração (Ap. 19:10; 22:8-9) e ao homem, por sua parte é proibido adorá-los.(Col. 2:18)

(B)- Espíritos- Os anjos são descritos como espíritos, porque, diferentes dos homens, eles não estão limitados às condições naturais e físicas. Aparecem e Desaparecem à vontade, e movimentam-se com uma rapidez inconcebível sem usar meios naturais. Apesar de serem puramente espíritos tem o poder de assumir a forma de corpos humanos a fim de tornar visível sua presença aos sentidos do homem (Gn. 19:1-3)

(C)- Imortais, isto é , não estão sujeitos à morte. Em Lucas 20:34-36, Jesus explica à aos saduceus que os santos ressuscitados serão como os anjos no sentido de que não podem mais morrer.

(D)- Numerosos- As escrituras nos ensinam que seu número é muito grande “milhares de milhares” serviam, e milhões de milhões (Dn. 7:10) “mais de doze legiões de anjos” (Mat. 26:53) “multidão dos exércitos celestiais” (Lc. 2:13) “e aos muitos milhares de anjos” (Hb. 12:22). Portanto, seu criador e mestre é descrito como o “Senhor dos exércitos”.

(E)- Sem sexo. Os anjos sempre são descritos com varões, porém na realidade não tem sexo; não propagam a sua espécie (Lc. 20:34-35)

HB. 1:14:-

NÃO SÃO TODOS ELES ESPÍRITOS MINISTRADORES, ENVIADOS PARA SERVIR A FAVOR DOS QUE HÃO DE HERDAR A SALVAÇÃO.

OS ANJOS PROTEGEM AS NAÇÕES?

Os anjos protegem cidades ou países inteiros? A Bíblia chama Miguel de “o grande príncipe” que protege os filhos de Israel (Dn. 10:21; 12:1). Em Apocalipse, Jesus Cristo envia sete mensagens aos anjos das sete igrejas na Ásia Menor, provavelmente dando a entender que esses anjos vigiam sobre congregações inteiras (Ap. 1:20; 2:1-8-12-18; 3:1-7-14). O livro de Daniel menciona o “Príncipe da Pérsia” e o “Príncipe da Grécia”, que parecem ser anjos que vigiam esses dois Países.

A Palavra do Novo Testamento “Principados” pode referir-se a esses príncipes angélicos das nações; e o termo é usado tanto para os anjos bons como para os anjos maus (Ef. 3:10; Col. 2:15; Ef. 6:12)

Existe assim uma clara evidência da supervisão dos anjos nas nações, pois eles executam inúmeras atividades na terra. Cumprindo as ordens de Deus.

EX. 14:19- Então o anjo de Deus , que ia adiante do exército de Israel, se retirou e se pôs atrás deles. Também a coluna de nuvem se retirou de diante deles, e se pôs atrás. (Ex. 23:20; 1Rs 19:5)

SL. 91:11- Pois aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos (Is. 63:9; Dn. 3:28)

OS TIPOS DE ANJOS

Uma vez que Deus é um Deus de ordem, devemos esperar que seus anjos existam num estado de ordem.

QUERUBIM- KERUVIM, plural de KERUV; Strong 03742: Um ser celestial representado por figuras de ouro esculpidas sobre a área do Testemunho. KERUV pode estar relacionado com um verbo acádico, que significa “Abençoar, Louvar, Adorar”. Os KERUVIM são mencionados 90 vezes no AT, em GN, EX, NM, 1 e 2sm, 1 e 2RS, 1 e 2CR, SL, IS e, especialmente Ezequiel (mais de 30 vezes). Os KERUVIM foram vistos desde o tempo de Adão até o período de Ezequiel. Ver a descrição em Ez. 10. Persiste a idéia de que KERUV significa “o anjo que cobre” (Ez. 28:14). Um KERUV cobre, de fato, como fica explícito em Ex. 25:20 (comparar com os dois anjos que fitam um ao outro, que cobriram e guardaram o Senhor da Glória, quando o seu corpo repousava tranquilamente na morte, Jo 20:12)

EX. 25:18- Querubins- eram seres angelicais associados com a guarda e sustento do trono de Deus. E lês estavam ligados ao culto ao Deus Todo-Poderoso.

Anjos responsáveis por zelar pela santidade divina (Gn. 3:24). São eles que sustentam o trono de Deus, vindicam total e completa reverência diante do ser supremo (Is. 37:16)

SERAFIM-

Uma ordem de anjos, somente mencionada na visão de Isaias (6:2-6). São descritos como seres humanos.

1-SERAFINS, SERAPHIM, plural de SERAPH, Strong- 08314; Um ser angelical voador, de fogo, ágil e voadora, provavelmente uma serpente voadora. A raiz é o verbo SERAPH, “Por fogo queimar”. Dessa maneira os SERAPHIM podem ser anjos de cor ou aparência de fogo ou de labaredas em movimento ou clarões. Apenas em Is. 6:2 a palavra aparece como “serafins”; em todas as outras cinco ocorrências (NM 21:6-8; Dt. 8:15; Is. 14:29; 30:6) é traduzida como “serpente ardente voadora” é citada juntamente com escorpiões e áspides. Talvez a cor ou o movimento das serpentes ardentes terrestres assemelhe-se com o dos anjos ardentes.

2-O ministério dos serafins está intimamente ligado ao trono e ao louvor de Deus. Eles são constantemente vistos glorificando a Deus- exaltando a sua natureza e seus atributos e, aparentemente, supervisionando a adoração no céu. É possível que os serafins sejam os anjos adoradores do SL. 148:2, embora eles não sejam especificamente identificados como tais. Ao passo que os querubins estão posicionados junto e ao redor do trono de Deus (SL. 99:1; Ap. 4:6), os serafins de seis asas são vistos pairando sobre o trono enquanto eles ministram em adoração.

A palavra serafim significa literalmente “ardentes”.

Louvavam a santidade e a glória do Senhor dos Exércitos com tanto vigor que as bases do limiar se moveram e o santo lugar se encheu de fumaça, enquanto desempenhavam seu ministério de expiação.

ANJOS ELEITOS:

Em 1Timóteo 5:21 Paulo menciona “anjos eleitos”. Alguns identificam esses anjos com os espíritos que não caíram junto com satanás. Em que sentido isso os torna eleitos? Será que alguns anjos foram predestinados para não cair, em oposição aqueles que Deus permitiu que caíssem? Alguns anjos mereceriam condenação antes mesmo de sua queda para fazer que Deus parecesse misericordioso dando graça a alguns e outros não? Devemos evitar a idéia de que os anjos são eleitos da mesma maneira que os seres humanos; não parece que Deus tenha um plano de redenção para anjos.

Denominam-se assim os anjos que quando da rebelião de satanás, guardaram a sua fidelidade ao Senhor dos Exércitos.

Foi exatamente nesta quadra da história celeste, que venceram eles a sua maior prova. A partir daí, passaram a ser tratados de “anjos eleitos”. Vê-se ,pois, que não foram criados para serem eleitos; mas, tornaram-se eleitos por todos os intuitos que formavam o livre-arbítrio.

São provavelmente aqueles que permaneceram fiéis a Deus durante a rebelião de satanás (1Tm. 5:21; Mat. 25:41).

ANJOS DA GUARDA

Anjos da guarda cuidam de nós.

Cada um de nós tem os seus próprios anjos da guarda. O Dr. Billy Graham, observando o plural neste texto concluiu que cada crente deve ter no mínimo dois anjos designados a protegê-lo. O Sl. 91:4 fala de Deus “cobrindo-nos com as suas penas” e menciona que estamos sob suas “asas”. Visto que Deus não tem penas ou asas, alguns sugerem que essas penas e asas se referem às asas de nossos anjos da guarda, os quais, para nos proteger, nos encobrem para que não caíamos, nos percamos ou tropecemos para dentro de perigos desconhecidos no campo espiritual invisível.

A expressão “anjo da guarda” não aparece nenhuma vez na Bíblia. Muitas passagens Bíblicas citadas para apoiar essa idéia apenas afirmam a providência geral de Deus de proteger seus santos enviando anjos. Duas passagens, porém, parecem apoiar a idéia dos anjos da guarda: Em Atos, os Cristãos confundiram Pedro com “seu anjo” At. 12:15); em Mateus Jesus disse: “não desprezeis a qualquer destes pequeninos; porque eu vos afirmo que os seus anjos nos céus vêem incessantemente a face do meu Pai celeste” (Mt. 18:10).

AT: 27:23- Esta mesma noite a anjo de Deus, de quem eu sou e a quem sirvo esteve comigo”.

HEBREUS 1:14- Deixa bem claro a função ministradora dos anjos, servir, guardar, proteger segundo a vontade soberana de Deus, sendo assim concluímos que existem anjos que “Guardam” à todo santo que herdará a salvação e não proteger continuamente mas sim, segundo a vontade soberana de Deus.

ARCANJOS:- (O termo grego arche significa “chefe “ ou “príncipe” ).O único texto bíblico que específica o status de Miguel (que significa “Quem é como Deus”? ) como um arcanjo é Judas 9. Reconhecemos a autoridade de Miguel em Apocalipse 12:7-9, onde ele e um exército de anjos lutam contra o diabo e seus anjos e os derrotam. Também o encontramos sobrepujando o poder de outro ser espiritual chamado de “príncipe da Pérsia” em Daniel 10:13. Todavia, Miguel não é o único arcanjo. No mesmo versículo de Daniel ele é chamado “um dos primeiros príncipes”, dando a entender que existem outros como ele. Miguel toma conta dos filhos de Isrsael (Dn. 10:21; 12:1)

O termo arcanjo só ocorre duas vezes nas escrituras (1Ts. 4:16; Jd. 9), mas há outras referências para ao menos um arcanjo, Miguel. Ele é o único a ser chamado de arcanjo e aparece comandando seus próprios anjos (Ap. 12:7) e como príncipe do povo de Israel (Dn. 10:13-21;12:1). A maneira pela qual Gabriel é mencionado também indica que ele é de uma classe muito elevada. Ele está diante da presença de Deus (Lc. 1:19) e a ele são confiadas as mensagens de mais elevada importância com relações ao reino de Deus (Dn. 8:16;9:21).

ANJOS

A Bíblia nos dá uma lista bem grande de habitantes da dimensão espiritual do cosmos, mas há muito pouca descrição de itens em particular. O propósito deste livro não é detalhar as forças e entidades do mundo espiritual, nem seria sábio especular sobre sua constituição, pois as Escrituras não entram neste tipo de detalhe. No entanto, uma pequena lista dos diferentes tipos de seres que habitam o segundo céu será algo bastante proveitoso.

Daquilo que podemos depreender da Bíblia, o segundo céu é povoado principalmente por anjos. Muito embora tenha sido dada muita atenção aos anjos nos últimos tempos, além de atribuir a eles, de maneira duvidosa, certas ações, muito pouco se sabe sobre eles. São espíritos ministradores cuja presença interfere em nossa dimensão dos cosmos do mesmo modo que uma chama ou um vento afetam outras coisas (ver Hebreus 1:7). Apesar de serem fisicamente intangíveis em nosso mundo, eles podem afetar nossas vidas e nosso mundo.

Anjos são representantes de Deus que trazem revelação e interpretação de visões espirituais, assim como mensagens, do mundo espiritual para as pessoas. É por isso que os chamamos de anjos ( da palavra grega angelos, cujo significado é “mensageiro”). Eles podem chamar as pessoas estando no segundo céu (ver Gênesis 22:11). Em algumas situações eles aparecem às pessoas em sonhos, como aconteceu com Jacó (ver Gênesis 31:11), ou como o anjo que avisou José para ir ao Egito para proteger o menino Jesus (ver Mateus 2:13).

ANJOS

Quantos anjos existem?

Embora as escrituras não nos dêem o número de anjos que Deus criou, é aparentemente um grande número. Lemos que Deus no monte Sinai “veio das miríades dos santos; à direita, havia para eles o fogo da lei” (Dt. 33:2). Também sabemos que “os carros de Deus são vinte mil, sim, milhares de milhares” (Sl. 68:17). Quando adoramos, nos achamos na presença de “incontáveis hostes de anjos” (Hb. 12:22). Seu número é ainda mais assombrosamente enfatizado em Apocalipse5:11, onde declara João: “Vi e ouvi uma voz de muitos anjos ao redor do trono, dos seres viventes e dos anciões, cujo número era de milhões de milhões e milhares de milhares”. A Palavra grega para “milhares de milhares” (myrios) que aparece nesta passagem mais provavelmente indica um número de anjos grande demais para contar pelos meios comuns.

As escrituras tratam deste assunto com muita seriedade, a ponto de dar a melhor definição de quem sejam os anjos.

E m HB. 1:14-

“Não são todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor dos que hão de herdar a salvação”?

Martinho Lutero, o reformador, expressou isso parafraseando Hebreus: “O anjo é uma criatura espiritual sem corpo, criada por Deus para o serviço da cristandade e da igreja”.

ANJOS

Podemos dar a anjos a seguinte definição: anjos são seres criados dotados de juízo moral e alta inteligência, mas desprovidos de corpos físicos.

Como os anjos são “espíritos” (Hb. 1:14) ou criaturas espirituais, normalmente não tem corpos físicos (Lc. 24:390). Portanto em geral não podemos vê-los, a menos que Deus nos dê a capacidade especial de enxergá-los (Nm. 22:31; 2Rs. 6:17; Lc. 2:13). São invisíveis nas suas atividades normais de nos guardar e proteger (Sl. 34:7; 91:11; Hb. 1:14), e de se unir a nós na adoração a Deus (Hb. 12:22). Contudo de quando em quando os anjos assumiam uma forma corpórea, aparecendo a diversas pessoas das escrituras (Mt. 28:5; Hb. 13:2)

Outros nomes dos anjos :

As escrituras por vezes usam outros termos para denominar os anjos como “filhos de Deus” (Jó 1:6; 2:1), “santos” (Sl. 89:5-7), “espíritos” (Hb. 1:14), “vigilantes” (Dn. 4:13-17-23), “tronos”, “soberanias”, principados”, “potestades” (Cl. 1:16) e “poderes” (Ef. 1:21)

Outros tipos de seres celestiais :

As escrituras dão nome a outros três tipos de seres celestiais. Quer os consideremos tipos especiais de “anjos” (num sentido mais amplo do termo), quer seres celestiais distintos dos anjos, são de qualquer modo criaturas espirituais que servem a adoram a Deus.

A: Os Querubins (ver Querubins)

B: Os Serafins (ver Serafins)

C: Os seres viventes Ezequiel e Apocalipse nos falam de ainda outros tipos de criaturas celestiais, conhecidas como “seres viventes”, que circundam o trono de Deus (Ez. 1:5-14;Ap. 4:6-8). Com os seus semblantes de Leão, Boi, Homem e Águia, representam os seres mais poderosos de partes diversas de toda a criação divina (animais selvagens, animais domésticos, seres humanos e pássaros) e adoram a Deus continuamente.

AS PESSOAS TEM ANJOS DA GUARDA INDIVIDUAIS?

As escrituras claramente nos dizem que Deus envia anjos para nos proteger: “Aos seus anjos dará ordens a teu respeito, para que te guardem em todos teus caminhos. Eles te sustentarão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra” (Sl. 91:11-12). Mas algumas pessoas foram além dessa idéia de proteção geral e perguntam se Deus não concede um “anjo da guarda” para cada pessoa do mundo, ou pelo menos cada cristão.

A crença em anjos da guarda não é nova. Os antigos pensadores do mundo grego e romano, como Platão, Menandro, Plutarco e Plotino acreditavam nos guardiões espirituais, assim como os escritores babilônicos e assírios.

As tradições judaicas antigas afirmavam que todas as pessoas tinham um anjo da guarda (Jubileu 35-17, Filo de Gigantibus 12, Tobias 5.4)

Muitos pais da igreja criam em anjos da guarda, mas discordavam quanto à função deles.

O Pastor de Hermas (Fls. 140.155). Jeronimo

A expressão anjo da guarda não aparece nenhuma vez na Bíblia.

Há pouca evidência Bíblica de que anjos invisíveis guardam diariamente nossos caminhos. Mt. 18:10 descreve anjos que vigiam e talvez intercedam por nós nos céus, mas não encontramos nenhuma evidência de que tais anjos invisíveis estão ao nosso redor para nos proteger continuamente.

Deus nos prometeu trabalhar “para o bem daqueles que o amam” (Rm. 8:28). Devemos nos lembrar das palavras de nosso Senhor.

“...NO MUNDO TEREIS AFLIÇÕES, MAS TENDE BOM ÂNIMO POIS EU VENCI O MUNDO”. Jo. 16:33.

NOTAS:

1-Em Hebraíco a palavra cherub é , singular, enquanto a forma plural é cherubim.

2-A palavra Hebraíca Seraph é singular, enquanto Seraphim é plural.

- ANJOS –

Esta não é uma apresentação exclusiva:

-ANJOS NA BÍBLIA

EM GÊNESIS

16:7, 19:1, 21:17, 22:11, 24:7, 28:12, 32:1, 48:16,.

EM EXÔDO

3:2, 14:19, 23:20,.

EM NÚMEROS

22:23, 22:24,.

EM JUÍZES

6:11, 13:3,.

EM 1SAMUEL

29:9,.

EM 2SAMUEL

19:27, 24:16,.

EM 1REIS

13:18, 19:5,.

EM 2REIS

1:3, 19:35,.

EM 1CRÔNICAS

21:15,.

EM SALMOS

34:7, 35:5, 91:11, 103:20, 148:2,.

EM ECLECIASTES

5:6,.

EM ISRAEL

63:9,.

EM DANIEL

3:28, 6:22,.

EM OSÉIAS

12:4,.

EM ZACARIAS

1:9, 3:1, 4:5,.

EM MATEUS

1:20, 4:6, 4:11, 13:39, 13:41, 16:27, 18:10, 22:30, 24:31, 24:36, 25:31, 25:41, 26:53, 28:2,.

EM MARCOS

1:13,.

EM LUCAS

1:11, 2:9, 2:10, 2:13, 12:8, 15:10, 16:22, 20:36, 22:43, 24:23,.

EM JOÃO

1:51, 5:4, 12:29, 20:12,.

EM ATOS

5:19, 6:15, 7:53, 8:26, 10:3, 12:7, 23:8, 27:23,.

EM ROMANOS

8:38,.

EM 1CORÍNTIOS

4:9, 6:3, 13:1,.

EM 2CORÍNTIOS

11:14,.

EM GALÁTAS

1:8,.

EM COLOSSENCES

2:18,.

EM 2TS.

1:7,.

EM TIMÓTEO

3:16, 5:21,.

EM HEBREUS

1:4, 1:7, 2:2, 2:7, 2:16, 12:22, 13:2, ,.

EM 1PEDRO

1:12, 3:22,.

EM 2PEDRO

2:4, 2:11,.

EM APOCALIPSE

1:20, 5:2, 5:11, 7:1, 7:2, 7:11, 8:2, 9:14, 10:1, 12:7, 14:6, 15:1, 15:6, 16:5, 18:21, 19:17, 21:12, 22:8, 22:16.

Aparecimento e comunicações de anjos: A Agar, Gn. 16:7. A Abraão, Gn. 18:2; 22:11-18. A Ló, Gn. 19:1-17. A Jacó, Gn. 28:12; 32:1. A Móises, Êx. 3:2. Aos israelitas, Êx. 14:19; Jz. 2:1. A Balaão, Nm. 22:31. A Josué, Js. 5:15. A Gideão, Jz. 6:11-22. A Manoá, 13:6; 15:20. A Davi, 2Sm.24:16-17. A Elias, 1Rs. 19:5. A Ezequiel, Ez. 1. A Daniel, Dn. 6:22. A Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, Dn. 3:25. A Zacarias, Zc. 2:3. A J osé, Mt. 1:20. A Zacarias, Lc. 1:11. Aos pastores, Lc. 2:9-13. A Cristo, Mt. 4:11. Aos enfermos do tanque de betesta, Jo 5:4. Às mulheres no sepulcro, Mt. 28:2-5. Aos discípulos na ascensão, At. 1:10. A Pedro e João, At. 5:19. A Felipe, At. 8:26. A Pedro, At. 12:7. A Cornélio, At. 10:3. A Paulo, At. 27:23. A João, Ap. 1:1.

QUANTOS ANJOS EXISTEM?

Não sabemos o número exato de anjos. Em Apocalipse, o número de anjos, que adoram diante do trono de Deus é de “milhões de milhões e milhares de milhares” (Ap. 5:11-13).

HEBREUS 12:22 “muitos milhares de anjos” indicam que o número de anjos é incalculável.

A s escrituras nos ensinam que seu número é muito grande. “Milhares de Milhares o serviam, e milhões de milhões (Dn. 7:10)”. “Mais de doze legiões de anjos” (Mt. 26:53) “Multidão dos exércitos celestiais (Lc. 2:13)”. “E aos muitos milhares de anjos” (Hb. 12:22), portanto seu criador e mestre é descrito como o “Senhor dos exércitos”.

O MINISTÉRIO DOS ANJOS

1-Cinco aspectos do ministério dos anjos em Sl. 103:20-21. Os anjos existem para servir a Deus de cinco maneiras, pelo menos.

2-Variedade na aparência dos anjos como em Jz. 13:6. Desde a sua criação e ordem os anjos aparecem em diferentes formas.

3-Estrutura organizada no mundo dos anjos como em Cl. 1:16. Os anjos constituem numa variada sociedade estruturada em vários níveis de forma e autoridade de acordo co a ordem criadora de Deus.

4-Os anjos tem influência sobre as nações como em Dn. 10:13.

5-Anjos mensageiros como em At. 8:26 os anjos são ativos no reino de Deus sobre esta terra como mensageiros.

6-Anjos que guardam cada um de nós como em Sl.91.11-12.

7-O anjo do Senhor é adorado como em Ex. 3:2-4. O Senhor Jeová é referido como o “Anjo do Senhor” sendo, portanto adorado.

8-Jesus e os anjos em Ap.1:1, Jesus esta diretamente associado com os anjos por ocasião do seu nascimento nos quarenta dias de jejum, em sua agonia na noite em que foi traído, na Ressurreição, na ascensão e na Segunda Vinda.

9-Anjos Caídos- Ap. 12:7-9. A mente e a compreensão dos anjos caídos foram tomadas por grande engano, tornando-os instrumentos da rebelião de satanás.

10-Espíritos ministradores Hb. 1:14. Os anjos são Espíritos ministradores que fazem progredir o ministério de Jesus e da sua igreja.

11-Os Serafins – Is. 6:2. Os Serafins estão constantemente glorificando a Deus, supervisionando a adoração celestial e pairando sobre o trono de Deus.

12-Os Querubins – Gn. 3:24. Os Querubins guardam o trono de Deus e estão diretamente relacionados com a presença e retirada da glória de Deus.

13-Os arcanjos – Jd. 9. Arcanjo significa “ser o primeiro (na Hierarquia ou Poder Político)” e representa o mais alto grau na Hierarquia das Hostes Celestiais.

14-Lúcifer (Is. 14:12-14). Satanás era uma vez um anjo. Ele sucumbiu ao orgulho e articulou cinco declarações do tipo – “eu serei...!” contra Deus, que receberam igualmente cinco fortes reações da parte do Senhor.

15-Crentes acompanhados por anjos- Lc. 16:22. Os anjos acompanham os fiéis na presença de Deus por ocasião da sua morte e os congregam diante de cristo por ocasião do seu retorno.

OS ANJOS

1-Os anjos são espíritos- Assim com Deus, os anjos são espíritos (essenciais, invisíveis e imateriais) não-limitados pelas restrições físicas impostas as seres humanos (Hb. 1:14, comparado a Jó 4:15-16). Por esta razão nunca morrem (Lc. 20:36).

2-Os anjos são seres sobre-humanos. Os anjos são sobre-humanos porque possuem capacidades maiores que as dos seres humanos. Podem abrir portas de prisões para libertar prisioneiros (At. 5:19; 12:5-11), transmitem mensagens da parte de Deus (At. 10:3-4; 23:9; 27:23) e trazer castigo físico sobre os ímpios (At. 12:23).

3-Os anjos são seres pessoais. Diferentemente dos terremotos, dos tornados, da eletricidade e de outras forças impessoais, os anjos são pessoas: Tem intelecto, emoções e vontade co relação ao intelecto, eles possuem sabedoria e podem discernir entre o bem e o mal, (2Sm 14:17-20;19:27).

4-Os anjos são seres santos, (Dn. 4:13; Ap. 14:10).

5-Os anjos não são Deuses, (Gl. 4:8). Os anjos são inferiores a Deus e não tem os atributos divinos de eternidade, onipotência (todo o poder), onisciência (todo o conhecimento) e onipresença (presente em todos os lugares).

SALMO 91:11- “POIS AOS SEUS ANJOS DARÁ ORDEM A TEU RESPEITO, PARA TE GUARDAREM EM TODOS OS TEUS CAMINHOS”.

Que Deus possa nos dar a sua infinita sabedoria para estes tempos do fim, pois os anjos são seres criados para adorar a Deus, servirem a Deus e aos seus santos.

BÍBLIOGRAFIA

1-Bíblia de referência Thompson (Ed. Vida 2002).

2-Bíblia de Estudo Plenitude (SBB) 2001.

3-Bíblia de Estudo de Genebra (SBB) 1999.

4-Pequena Enciclopédia Bíblica – Orlando Boyer (Ed. Vida). 27 Impressão 1999.

5-Dicionário Bíblico Universal – Buckland. Ed. Vida – 15 Impressão 1999.

6-Conhecendo as doutrinas da Bíblia – Myer Pearlman – Ed. Vida 28 Impressão 1999.

7-99 Perguntas sobre Anjos, Demônios e Batalha Espiritual – B.J. Oropeza – Mundo Cristão – 2000.

8-Dicionário Teológico – Claudionor C. Andrade CPAD - 1998.

9-Anjos – Marlynn C. Webber – Ed. Vida – 1997.

Nenhum comentário: