segunda-feira, março 10, 2008

O Rei Josias

O REI JOSIAS

“O último grande Rei de Israel”

“Tinha Josias oito anos de idade quando começou a reinar e reinou trinta e um anos em Jerusalém; e era o nome de sua mãe, Jedida, filha de Adaias, de Boscate”. 2 REIS 22:1

E fez o que era reto aos olhos do Senhor. O reino de Judá foi abençoado com sua última grande reforma religiosa, pois Josias foi temente a Deus, e foi com grande ajuda do Sacerdote Hilquias, Pai do profeta Jeremias, que Josias fez grande reforma no sistema Judaico.

O NOME JOSIAS SIGNIFICA CURADO POR JEOVÁ OU O SENHOR O SUSTENTA.

JOSIAS, REI DE JUDÁ

Josias, foi o rei de Judá no período de 640 a 609 a.c (2 Rs. 22 e 23; 2 Cr. 34 e 35) seu avô, o perverso rei Manassés, reinará por 55 anos; persegui as pessoas piedosas e reprimiu a verdadeira religião em Judá seu Pai, Amom, governou apenas 2 anos (2 Rs. 21.19-26; 2 Cr. 33.21-25) e deu continuidade às práticas malignas de Manassés; seu reinado foi interrompido por intrigas na corte que culminaram com seu assassinato (2 Rs. 21:24). Nessa época difícil, Josias chegou ao trono, com apenas 8 anos de idade.

Quando Josias chegou à idade adulta, reagiu às condições pecaminosas que havia em seus dias com a idade de dezesseis anos eles já buscava fervorosamente a Deus. Ao invés de amoldar-se ás práticas idolatras. Em quatro anos sua devoção a Deus se cristalizara a um ponto em que ele deu início à reforma religiosa (628 a.c).

Josias foi grandemente quebrantado a reformar a religião Israelita de quando foi achado o livro da lei dos Judeus por Hilquias o sacerdote. (2 Rs. 22:8-13).

Pois o livro foi levado a Josias, por Safã o escriba;

Quão grande foi à emoção do Rei Josias ao qual depois de ouvir, rasgou as suas vestes, sinal este que era para mostrar arrependimento dos pecados diante do Senhor.

Por sua piedade, Josias tinha 26 anos de idade. (622 a.c). Quando levou a cabo, a purificação da terra de Israel por meio da restauração do templo. E colocou esta restauração sob a direção de Safã, Maaséias, Joá e Hilquias, o Sumo Sacerdote.

Flávio Josefo destaca da seguinte maneira cada um deles:

Maaséias ou Amaza- era governador de Jerusalém;

Safã- era secretário;

Joá ou Joatão- era intendente dos registros reais e sacerdotais;

E Hilquias- era grão-sacrificador, ou seja, sumo sacerdote.

Nos dias de Josias havia uma grande Profetiza chamada Hulda, Josias sabia de seu ministério e enviou o sumo sacerdote- Hilquias, Safã e outros, para receber por ele, o que ela tinha a dizer ao Rei.

Grande e forte foram as suas palavras, por causa do pecado de Israel, e sua idolatria a outros Deuses, Deus traria desolação a Israel.

Mas que Josias por ser temente a Deus, o traria Paz e Descanso e Josias morreria em Paz, e não veria a desolação de Israel. (2 Rs. 22:14-20).

Josias fez uma grande reforma no templo e também no culto da religião.

Derrubou os altares pagãos, casas de culto.

Josias profanou até mesmo o altar de Jeroboão (a Tofete) e o demoliu que era o altar em que a pessoas levavam os filhos e os faziam passar pelo fogo.

Quebrou as estátuas, cortou os Bosques, Josias não apenas erradicou as coisas que estavam erradas, mas também restabeleceu as que deviam estar funcionando.

O Governo de Josias se nos afigura um Oásis no deserto tais e tantos foram os desvios da fé, os crimes políticos, a anarquia religiosa, que o aparecimento de Josias, filho de um Pai idólatra e mau, com tais pendores para a religião e para Deus parece mais um milagre da História do que um fato propriamente dito.

A CELEBRAÇÃO DA PÁSCOA

“E o Rei deu ordem a todo o povo, dizendo: Celebrai a Páscoa ao Senhor, vosso Deus, como está escrito no livro do concerto”.

Porque nunca se celebrou tal Páscoa como está desde os dias dos Juízes que julgaram a Israel, nem em todos os dias dos reis de Israel, nem tampouco dos reis de Judá.

Porém no ano décimo oitavo do Rei Josias, esta Páscoa se celebrou ao Senhor, em Jerusalém 2 Reis 23:21-23.

Josias restaurou a Páscoa de uma forma que nenhum Rei de Judá ou Israel jamais havia feito.

Flávio Josefo descreve assim a celebração da Páscoa.

...Quando, assim, purificou todo o seu território, mandou reunir o povo em Jerusalém para, lá celebrar a festa dos pães ázimos, que nós citamos da Páscoa e deu, ao povo, para celebrar em festins públicos, trinta mil cordeiros e cabritos, e três mil bois. Os principais sacrificadores, dois mil e seiscentos cordeiros; os principais levitas deram aos outros levitas cinco mil cordeiros e Quinhentos bois, nenhum destes animais deixou de ser imolado, segundo a lei de Moisés. Pelo cuidado que disso tiveram os sacrificadores. Assim, não houve, desde os tempos do profeta Samuel, uma festa celebrada com tanta solenidade. Esta foi à grande celebração de Páscoa feita pelo Rei Josias.

SUA MORTE

Poucos detalhes falam na Bíblia sobre a morte de Josias. Josias foi morto pelo Faraó Neco durante a batalha de Meggido, em 608 A.C.

O Faraó não queria batalha contra Israel, mas Josias se negou a dar passagem para o Faraó, para atacar os caldeus.

Assim morreu o último grande Rei de Israel, temente ao único Deus verdadeiro.

27 comentários:

Anônimo disse...

muito boa sua síntese do Rei Josias, parabéns! Continue com esse ministério!

Unknown disse...

Ótimo!!!!!!!!!!!!!!!

J victor disse...

oi sou de Pernambuco, e escolhemos este tema para a festividade da nossa união de jovens, muito obrigado garanto que este texto será bem útiu

regi disse...

gostei muito.q Deus continue lhe abençoando.

regi disse...

meu nome é ir.regi,sou do maranhão, agradeço a Deus, por ele ter lhe usado com este estudo biblico,para falar comigo com demais pessoas que o lerem q,Deus continue lhe obençoando.amem

sandre disse...

Obrigado


Que Deus abençoe

marta disse...

Querido irmão a paz do Senhor, fico grato por ter obtido acesso a tamanha maravilha de DEUS por intermédio do irmão. Que DEUS, continue a dar-lhe inspiração do ESPÍRITO, para abençoar vidas.

sidney disse...

ameu nome é Sidney e quero dizer que achei exelente a sua
sintese.

sidney disse...

oi meu nome é Sidney e quero dizer que achei muito boa a sua sintese

Coração Valente! disse...

OLá paz seja convosco sou Pr. Michel Alexandre do Acre, trabalho há 20 anos com jovens e este texto foi muito edificante num trabalho que realizei aqui nun congresso. abraço, que Deus abençoe a todos.
Se alguém quiser entrar em contato terei o maior prazer de ir em sua Igreja rvmichel4@hotmail.com

Anônimo disse...

Eu sou Romildo da IEDV de Trajanópolis Go,

Quero ti dizer que gostei muito do seu estudo, porque é uma síntese muito bem contextualizada da história do Rei Josias, que serviu para ampliar o meu conhecimento, acerca do referido reinado Teo crático que houve outrora, que o Senhor te abençõe ricamente meu irmão. continua nessa força!

Anônimo disse...

Eu sou Romildo da IEDV de Trajanópolis Go,

Quero ti dizer que gostei muito do seu estudo, porque é uma síntese muito bem contextualizada da história do Rei Josias, que serviu para ampliar o meu conhecimento, acerca do referido reinado Teo crático que houve outrora, que o Senhor te abençõe ricamente meu irmão. continua nessa força!

Anônimo disse...

Deus abençoe pelo estudo. sem dúvida é de muita valia para nosso crescimento.

Anônimo disse...

Irmãos, o ensino foi sim muito edificante. Porém vamos melhorar o português, pois tanto o texto quanto os comentários contém erros primários do vernáculo.

Diac. Jefferson
São Paulo

Natália disse...

Otimooo Esse Estudo Biblico.....Que Deus Continue Abençoando vc Nessa Obra....

Anônimo disse...

A paz do Senhor muito obrigada por essa postagem pois me serviu muito para a pesquisa da aula dominical,q Deus continue te abençoando!!!

Ana disse...

Ao que poderíamos aplicar nos dia de hoje a história do rei Josias? Como podemos passar uma história muito grande e bonita ao ponto de ganharmos almas? Se Josias tianha um exemplo de avô e pai, tão rium!? Só Deus pode escolher eu e vc para ploclamar a sua palavra linda e ficaz, mesmo que nossas raizes sejam tão crueis, ainda assim Deus tem compromisso. Esse rei Josias é um. Eu e vc somos outros... Amém. Eu amo essa história e aqui eu aprendi um pouco mais parabéns amado. Paz do Senhor.

Anônimo disse...

Abençoada mensagem, clara simples, objetiva. Deus é assim. simplesmente simples. Deus continue te abençoando.

Anônimo disse...

Sou Prª Célia. Abençoada mensagem, clara simples, objetiva. Deus é assim. simplesmente simples. Ele fala de maneira compreensível para salvação dos homens. Deus continue te abençoando.

Anônimo disse...

Essa é a história que está na bíblia, mas Doutores como Israel Frankstein, da universidade de Israel, estudando os diversos contextos históricos da época, diz que o "Livro da Lei" na verdade foi encomendado pelo próprio Josias e deixado entre as madeiras do templo para que fosse encontrado, como única forma de manter a nação unida, elevar a moral e controlar o povo. Sorry, mas a vida não é tão bela.

Anônimo disse...

Agora entendo porque sites religiosos não possuem espaço para comentários: Para não serem desmascarados.

1-Flavio Josefo é uma fraude:

http://ceticismo.net/religiao/analise-das-fontes-externas-que-mencionam-jesus/

2-Israel Finkelstein, cientista atual e Judeu discorda desta mitologia:

http://humanities.tau.ac.il/segel/fink2/

Infelizmente crente não gosta de ler e prefere confiar na conversa de pastor de site apologéticos do que em fontes indexadas de universidades e entidade de pesquisa independentes. O povo gosta de ser enganado.

ELENILDES disse...

GOSTEI MUITO POIS O MOTIVO QUE ME TROUXE A ESTE SITE E QUE EU ESTAVA PARADA NA FE E UMA NOITE TIVE UM SONHO QUE UM HOMEM ME MANDAVA ENTRAR NUM RIO ONDE E ELE DIZIA PRA MIM NAO TER MEDO POIS ELE MIM DARIA SUA MAO MAS QUANDO EU PULEI UMA CORRENTEZA IA ME PUXANDO E ELE ME DEIXOU SOZINHA E SUMIU EU AGARRAVA NA BORDA DO RIO E NINGUEM ME DAVA A MAO SO ME OLHAVA E A CORRENTEZA ME LEVANDO QUANDO DERREPENTE CHEGOU UM MENINO BRANCO DO MEU LADO E ME DISSE ME DE A SUA MAO E CONFIE EM MIM E EU DEI A MAO PRA ELE DAI ME LEVOU PRA FORA DO RIO E EU PERGUNTEI POR QUE VC FEZ ISSO POR MIM? E ELE DISSE OLHANDO NOS MEUS OLHOS O MEU NOME É JOSIAS E DAI EU ACORDEI.PESQUISANDO AQUI EU FIQUEI SABENDO QUE O NOME JOSIAS E JESUS TE SUSTENTA MEU CORAÇAO TA JUBILANDO DE ALEGRIA POIS VOLTAREIS PRO MEU SENHOR POR ELE MIM AMAR E ENVIAR UM ANJO DELE PRA ME DIZER QUE AINDA TENHO CHANCE DE SEVIR AO SENHOR

Anônimo disse...

amém, sou do Maranhão e fui abençoado com tamanhas revelações, que Deus possa continuar lhe dando essas palavras, afim de que elas possam abençoar outras pessoas tb. Fica com Deus.

Anônimo disse...

meu nome tanbém e Josias,mt legal

Não percam a Fé disse...

Gostei muito da síntese! Vai acrescentar às aulas com departamento Infantil, com o tema de inicialização da Páscoa "A Escolha de Josias", a grande escolha de uma "crianca", que teve seu coracao aquecido diante da Verdade e da presenca de Deus! Isto tambem pode acontecer nos dias de hoje!!!! uso os recursos visuais da Editora Abvisual, super indico!!!!!
https://m.facebook.com/Abvisual-Editora-166681306773067/

Não percam a Fé disse...

Gostei muito da síntese! Vai acrescentar às aulas com departamento Infantil, com o tema de inicialização da Páscoa "A Escolha de Josias", a grande escolha de uma "crianca", que teve seu coracao aquecido diante da Verdade e da presenca de Deus! Isto tambem pode acontecer nos dias de hoje!!!! uso os recursos visuais da Editora Abvisual, super indico!!!!!
https://m.facebook.com/Abvisual-Editora-166681306773067/

EDI PIMENTA disse...

Muito bom, parabéns que o Grande Deus continue te abençoando. Sou Edivaldo Pimenta de Feira de Santana, Ba. ADEFS.